Ordenação Episcopal de D. Delfim Gomes | Saudação do Bispo Titular de Dume e Auxiliar de Braga | Diocese Bragança-Miranda
– Excelência Reverendíssima Sr. Núncio Apostólico D. Ivo Scapolo, representante do Papa Francisco;
- Sr. Cardeal D. Manuel Clemente, Sr. Cardeal D. António Marto,
- Sr. Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas e todos os senhores Bispos de Portugal e o sr. D. Fernando Sánchez, Bispo de Zamora;
- De forma especial saúdo o Senhor Arcebispo D. José Cordeiro, Bispo Metropolita e bispo ordenante principal e na sua pessoa saúdo toda a Arquidiocese de Braga.
- Sr. Administrador Diocesano Mons. Adelino Paes, quero através de si manifestar todo o meu afeto a esta nossa Diocese de Bragança-Miranda.
- Sr. Administrador Diocesano de Angra.
- Ex.mas autoridades e entidades civis, académicas e militares, digníssimos autarcas (permitam-me destacar Bragança e Vila Flor com os seus executivos)
- Sr.ª Secretária de Estado Dr.ª Isabel Ferreira
_ Sr. Deputado Prof. Sobrinho Teixeira
- Caros irmãos do nosso estimado Presbitério de Bragança-Miranda, todos os sacerdotes da Arquidiocese de Braga, da Diocese do Porto (colegas de curso) de Vila Real e Viana Castelo e outros..
- Marianos da Imaculada Conceição
- Salesianos de S. João Bosco
- Seminário de S. José (seminaristas e formadores)
- A todos os colaboradores, aos consagrados e consagradas
- Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado
- U.P. Sr.ª da Assunção com todas as suas instituições....(Centro Social, Paróquias, Santuário, Stª Casa da Misericórdia); Câmara Municipal e Juntas de Freguesia;
- Saúdo o mundo escolar, com os seus agrupamentos: destaco o agrupamento de escolas da Emídio Garcia, a sua direção, professores, alunos e funcionários.. a minha escola de sempre como aluno, a primeira e última como professor.
- IPSS, Misericórdias e Cáritas Diocesana, Fundação Betânia, com a sua administração e os seus funcionários.
- Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade, Secretariado diocesano das Comunicações Sociais.
- Coros, banda filarmónica, e seus responsáveis
- À minha família, aos presentes e àqueles que já partiram para o Pai.
- Caríssimos convidados: SNEC; Equipa Nacional EMRC, e seus professores
- À arquiteta Joana Delgado e ao Pintor Avelino Leite responsáveis pelas insígnias.
- Saúdo todos os agentes pastorais, catequistas e demais movimentos.
- Cumprimento com todo o afeto aqueles a quem dei tanto trabalho, às diversas equipas que prepararam este dia ao pormenor, com o seu responsável Pe. Bento, e com o sr. Administrador sempre atento, a todos, bem hajam meus amigos.
- Por fim, saúdo os escuteiros e acólitos, e a todos os jovens, força, temos a JMJ à porta ....
- Amigos de sempre e para sempre.
- Quero dar graças a Deus por cada um de vós. Dos senhores Bispos e autoridades aos acólitos e escuteiros, a todos, pela vossa presença amiga, sinal de comunhão que muito me alegra.
- Aproveito para manifestar a minha gratidão a todos os que colaboraram na oferta das insígnias episcopais: Santuário N.ª Senhora da Assunção, Paróquia de Vila Flor, Centro Social, Misericórdia. Ao presbitério diocesano, a uma família, à Arquidiocese de Braga. Bem hajam.
Estimados amigos, aqui nasci e cresci, convosco pensava prosseguir este caminho, nesta nossa Diocese, era o espectável, mas os desígnios do Senhor são insondáveis.
Ele suscita, provoca e desinstala para refazer e criar. O que podemos nós fazer perante esta inquietação que toca e comove pela proximidade do Mistério? De braços abertos para agradecer e louvar, de coração cheio para O servir e testemunhar.
O Senhor deu-me esta missão, esta cruz.
Agora, espero que me ajude a leva-la com a colaboração e apoio de todos vós..
Na minha ordenação presbiteral escolhi como lema:
- “De boa vontade darei o que é meu e dar-me-ei a mim mesmo pelas vossas almas”. 2 Cor 12,15
Para a ordenação episcopal escolhi:
- “É dando que se recebe” S. Francisco de Assis
O verbo dar, tem-me acompanhado ao longo da vida.
Dei-me, continuarei a dar-me, porque “é dando que se recebe.”
O ramo de oliveira, plasmado em todas as insígnias, recordar-me-á de onde sou, a terra que me viu nascer, crescer, me nutriu e me mimou.
O ministério do bispo realiza-se em entrega crucificada, (no dizer do amigo Avelino Leite) e eu acrescento, no anúncio da Palavra de Deus, como necessidade vital, na fidelidade à Igreja, como promessa e união, no convite à santidade, como programa de vida, e na missão de pastor em nome de Deus, como serviço vigilante e atento a todos.
Não tenhamos medo, sejamos transparência do Evangelho de Jesus, testemunhas credíveis e audíveis do seu amor. Não estamos sós. Como nos diz o belo cântico do Cón. Ferreira dos Santos: “Porque Ele está connosco, tal como na manhã de Páscoa.” Não faltemos ao banquete, ...busquemo-lo na vida sempre oculto...”
Proponho-me abraçar a missão que me é confiada, com total disponibilidade interior e confiança plena, não em mim que nada sou, mas na graça divina que tudo pode.
S. Bartolomeu dos Mártires, padroeiro da Arquidiocese de Braga, S. Martinho de Dume ...S. Geraldo e S. Frutuoso, me inspirem.
Agradeço a todos e a cada um de vós, por todo o carinho que eu não merecia.
Confio-me à Virgem Mãe de Jesus e nossa mãe
Senhora das Graças, Padroeira de Bragança.
Obrigado.