Nota da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião do falecimento de Dom Ilídio Leandro | Diocese Bragança-Miranda

Ao tomar conhecimento do falecimento de Dom Ilídio Pinto Leandro, Bispo emérito de Viseu, quero manifestar, em nome da Conferência Episcopal, o sentido pesar pela sua partida desta vida peregrina e a viva esperança de que esteja na comunhão eterna de Deus, agora como nosso intercessor.

Estendo estes sentimentos particularmente aos seus familiares e aos diocesanos de Viseu que Dom Ilídio serviu com toda a dedicação ao longo do seu ministério sacerdotal e episcopal.

Manifesto igualmente um forte reconhecimento pelo seu prestimoso contributo no seio da Conferência Episcopal, nomeadamente nas suas comissões e outros serviços.

Rezemos para que Dom Ilídio esteja na paz eterna junto de Deus Pai e permaneça vivo em nós o seu testemunho de vida, de serviço à Igreja e à sociedade, e de grande serenidade que manteve durante a grave doença que o atingiu nos últimos anos da sua vida.

Lisboa, 21 de fevereiro de 2020

P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP

Fotografia de Arquivo: D. Ilídio Leandro na Ordenação Episcopal de D. José Cordeiro, Catedral de Bragança, 2011.