Nota da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião da Jornada Memória & Esperança | Diocese Bragança-Miranda

A Conferência Episcopal Portuguesa saúda a iniciativa “Jornada Memória & Esperança” pelas vítimas da pandemia, que vai decorrer de 22 a 24 de outubro. Fazer memória daqueles que nos deixaram, nomeadamente os que foram atingidos pela pandemia, só tem significado no horizonte de esperança que dá sentido à vida.

As várias Dioceses verão a oportunidade de realizar o gesto do toque dos sinos nas igrejas às 12h00 do sábado, 23 de outubro, conforme sugerido pelos organizadores da Jornada, ou a possibilidade de aderir a outra iniciativa.

Recorde-se que, no que toca à expressão orante pelas vítimas no âmbito da Igreja, os Bispos celebraram uma Eucaristia no dia 14 de novembro de 2020 em Fátima, a que se associaram muitos fiéis, além de autoridades como o Presidente da República e o Primeiro Ministro. Além disso, na próxima Assembleia Plenária de 8 a 11 de novembro, os Bispos celebrarão uma Santa Missa pelas vítimas da pandemia.

Lisboa, 20 de outubro de 2021
Secretariado Geral da CEP