Mensagem de D. Nuno Almeida para a Semana de Oração pelos Seminários | Diocese Bragança-Miranda
Mensagem do Bispo de Bragança-Miranda para a Semana dos Seminários
«Que posso eu esperar?» (cfr. Sl.39,8). Esta pergunta que brota da boca do salmista que em atitude de oração se coloca perante Deus na busca de sentido para a sua existência, serve-nos de lema e tema para a oração, atenção, reflexão e partilha com os nossos Seminários, nesta semana de 03 a 10 de novembro.
A Semana dos Seminários é uma oportunidade para escutarmos e discernirmos os sinais dos tempos. Que em cada grupo, movimento, comunidade e família, ao longo desta semana, rezemos pelos seminaristas e formadores dos nossos Seminários: Seminário Menor, Seminário em Família e Seminário Interdiocesano.
Não tenhamos medo de nos questionarmos: o que é que Jesus Cristo nos está a dizer com o número tão reduzido de seminaristas e com a escassez de sacerdotes para servir o Povo de Deus? É uma “pergunta-convite” para que decididamente imitemos o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida quotidiana, se detém, sem pressa, e, olhando cada um com misericórdia, o conduz ao encontro com Deus Pai. Ele é o ‘Deus connosco’, que vive entre seus filhos e não receia misturar-se com a multidão. “Sair, ver e chamar” resume o dinamismo da Pastoral Vocacional de ontem e de hoje.
Convido os pais e avós, as comunidades cristãs, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, catequistas, professores e animadores de grupos e movimentos, a oferecerem atividades e percursos aos adolescentes e jovens onde se faça a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus de Nazaré de modo a escutar a Sua voz que ama, chama e envia.
Precisamos todos de assumir o papel dos que procuram potenciais talentos desportivos e nos tornemos verdadeiros “olheiros” de possíveis vocações ao sacerdócio, à vida religiosa, laical e matrimonial.
Que os nossos seminários sintam sempre o nosso apoio, partilha, carinho e colaboração! Tendo em conta a fragilidade económica da nossa Diocese de Bragança-Miranda, venho apelar à vossa partilha generosa para com os nossos Seminários. Aceitai, desde já, o meu reconhecimento.
Semeadores de esperança, colocamos os nossos Seminários no Coração de Jesus e de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, implorando a bênção e proteção de S. José.
02 de novembro de 2024
+Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda