Lectio Divina Quaresmal 2020 | Diocese Bragança-Miranda

Com a chegada da Quaresma, a Diocese de Bragança-Miranda retoma as “Lectio Divinas” semanais, catequeses orantes da palavra presididas por D. José Cordeiro.

Dinamizadas pelos jovens dos 4 arciprestados da Diocese, as catequeses terão lugar, este ano, às sextas-feiras à noite, pelas 21h00, no Santuário da Senhora das Graças, na cidade de Bragança.

A primeira "Lectio Divina" será já no dia 28 de fevereiro, e terá como tema «Escuta (e levanta-te)». Terá como dinamizadores os membros do Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional que, no final da celebração, irão revelar o cartaz para o próximo Dia Diocesano da Juventude (8 e 9 de maio), em Miranda do Douro.

Uma semana depois, a 6 de março, os alunos de Educação Moral Religiosa Católica, a Plataforma “Jovens sem Sofá”, os jovens do Seminário e a Pastoral Familiar irão centrar-se no tema «Eu sou a ressurreição e a vida» (cf. Jo 11, 1-27)».

A 13 de março será a vez dos jovens e acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo (Mirandela) e dos jovens “INVOX” da Unidade Pastoral de S. José (Torre de Moncorvo). «O Mestre está aqui e chama-te» (cf. Jo 11, 28-44) é o tema da catequese.

No dia em que chega a Primavera, a 20 de março, a “Lectio Divina” estará a cargo dos Jovens MIC (Marianos da Imaculada Conceição), dos jovens da vila de Torre Dona Chama (Unidade Pastoral Divino Espírito Santo); das jovens do Lar de S. Francisco (Casa de acolhimento do Centro Social Paroquial de Santo Condestável, em Bragança) e da TOV (Oficinas de Oração e Vida). «Jovem, Eu te ordeno, levanta-te!» (cf. Lc 7, 11-17)» será a reflexão da noite.

Na última sexta-feira de março, a celebração assente no tema «A vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo» (cf. Jo 16, 33; 7,1-3) será da responsabilidade da JEF (Juventude Eucarística Franciscana), dos jovens de Miranda do Douro (Unidade Pastoral Santa Maria Maior), do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas e dos jovens da Fundação Casa de Trabalho – Patronato de Santo António, em Bragança.

Os movimentos da Mensagem de Fátima (Alfândega da Fé), Convívios Fraternos e MEJ (Movimento Eucarístico Juvenil) encerram a edição deste ano, a 3 de abril, com uma vibrante interpretação da frase bíblica «Fazei isto em memória de Mim» (cf. 1 Cor 11, 23-26).

A “Lectio Divina” é coordenada pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional. No final de cada catequese decorrerá um momento de convívio entre todos, nos claustros da Casa Episcopal.