José Vaz Carreto escreve livro sobre o Caminho de Santiago | Diocese Bragança-Miranda

«SANTIAGO / A Caminho de Compostela» é o título do novo livro de José Vaz Carreto e acaba de ser lançado pela editora Farol. Será apresentado em Bragança, nos claustros da antiga Sé, no próximo dia 16 de julho, às 21h30.

O autor percorreu a pé a ancestral rota do Caminho Português Central e escreveu «um livro que permite ver para além do olhar, uma viagem onde o caminho é a resposta», considera.

«Ao fazer-se o Caminho de Santiago, desde a Sé Catedral do Porto até à Praça do Obradoiro, descobrem-se, numa primeira fase, as razões profundas que nos levam a arriscar esta peregrinação intemporal», afirma. «Depois, num segundo momento, vamos sendo conquistados por aquilo que o caminho tem oferecido desde sempre: a cultura; a história e os monumentos que as preservam; o sofrimento; a alegria e a superação. No final, tornar-se-á num indivíduo novo… ou talvez não. Garantidamente será diferente, envolto na mística do caminho e dos seus mistérios», salienta.

O livro não é um guia normal. «É um trajeto pessoal, atual e vivido que, ao seguir a ancestral rota do Caminho Português Central, busca as possíveis razões individuais do caminho. Ao procurar o seu propósito acaba-se a descobrir que, afinal, o conhecimento e aceitação do outro são a principal vitória espiritual na vida», conclui.

Natural do Sabugal, José Vaz Carreto está radicado em Vinhais. Juiz de Direito desde 1987, percorreu durante 20 anos as comarcas de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Juiz Desembargador desde 2007, e exerce funções no Tribunal da Relação do Porto. Membro do Secretariado da Pastoral da Cultura e do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda é também dirigente do Corpo Nacional de Escutas.