Formação Eucarística | Diocese Bragança-Miranda

Num tempo em que começamos a despertar para a alegria dos rostos desnudados de máscaras, tendo aprendido a lidar com as distâncias e os medos dos encontros, também as Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, sentiram uma vontade imensa de se encontrar com os Visitadores do Sacrário, mesmo que a sua voz os tenha visitado por telefone e carta neste longo inverno a que chamámos Covid-19!

Nos meses de outubro e novembro, mesmo mantendo todos os cuidados, arriscam um passo para a festa da comunhão presencial, retomando alguns dos encontros de formação eucarística em vários pontos da Diocese de Bragança-Miranda: Alfândega da Fé, Vimioso, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Torre de Dona Chama, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta.

«O grande acontecimento que marcou o passado mês de setembro foi a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, em Budapeste, na Hungria, pelo qual há dois anos atrás rezávamos pedindo “uma autêntica renovação espiritual das comunidades cristãs”. Desejando que os frutos do Congresso, pelos quais rezámos, possam passar pelo nosso crescimento espiritual e por uma consciência cada vez mais esclarecida do valor da Eucaristia na nossa vida e da presença Real do Senhor neste Sacramento que é preciso celebrar, adorar e fazer irradiar dos nossos comportamentos. Ou seja no dizer de D. José Cordeiro, nosso Bispo: “da Eucaristia a uma vida Eucarística”.» (Circular enviada pelas irmãs aos Zeladores dos Visitadores do Sacrário).

Para a Irmã S. João, co-fundadora do Instituto das Servas Franciscanas Reparadoras, essa presença era de tal modo forte, que dizia ela: “Meu Jesus Sacramentado, minhas delicias, meu tesouro, minha vida, meu amor, meu tudo.” Com esta formação, pretende-se consolidar a consciência na Presença Real do Senhor Jesus no Pão e no Vinho consagrados em cada Eucaristia presidida por um sacerdote.

Ir. Maria José Oliveira