Falecimento do Cónego Octávio Luís Gonçalves | Diocese Bragança-Miranda

Partiu para a casa do Pai, aos 89 anos de idade, o Cónego Octávio Luís Gonçalves.

Natural de S. Jumil, concelho de Vinhais, fez os estudos teológicos no Seminário de Vinhais.

Foi docente no Colégio de S. João de Brito, em Bragança, e no Seminário, em Vinhais, tendo sido ordenado presbítero em 2 de abril de 1960, por D. Abílio Vaz das Neves.

Pároco em Meirinhos, Valverde e Estevais, no concelho de Mogadouro, inaugurou a igreja de Valverde.

Entre 1963 e 1966 foi Capelão militar do batalhão n.º 532 em Dembos e Dundo (Angola). O seu batalhão construiu e inaugurou uma igreja no Dundo.

Foi Pároco em Mirandela (Marmelos, São Pedro de Vale do Conde, onde esteve quase 20 anos e aí construiu casa paroquial, Valverde, Barcel, Cobro, Suçães, S. Bento).

A ele se deve a construção da igreja de S. Bento, dedicada a 5 de maio de 1996. Foi arciprestre e vigário episcopal de Mirandela, e membro nato do Conselho Presbiteral. D. António José Rafael nomeou-o Cónego Capitular, em 2000.

Jubilou-se em 2017.

A celebração das exéquias está prevista para este domingo, 11 de dezembro, às 15h00, na igreja de S. Bento, em Mirandela.

Preside o Administrador Diocesano, Monsenhor Adelino Paes.

Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do Cónego Octávio Luís Gonçalves, à Unidade Pastoral Senhora do Amparo, ao Instituto Diocesano do Clero e a toda a Diocese de Bragança-Miranda.