Espaço Padre Formigão mostrado em projeto audiovisual | Diocese Bragança-Miranda

Iniciativa conta com o apoio do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, do jornal diocesano "Mensageiro de Bragança" e da Reitoria da Catedral de Bragança.

A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) iniciou este Natal a apresentação de uma série de seis episódios sobre o Espaço Padre Formigão – Casa do Apóstolo de Fátima, lugar museológico, de memória e de veneração do seu fundador, o venerável padre Manuel Nunes Formigão.

Sob a forma de visita guiada com um convidado especial, cada episódio percorre em sete minutos alguns momentos da vida e da missão do padre Formigão, entre outros, os estudos em Roma; o serviço pastoral em Santarém; a ligação aos acontecimentos de Fátima, como investigador e, depois, como cronista e apóstolo; a passagem por Bragança e Évora, até à morte, em Fátima, e sobre o processo para a canonização.

O primeiro convidado da série, divulgada hoje no canal youtube e nos perfis das redes sociais da Congregação, é Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e comissário do espaço museológico.

Todos os filmes terminam com outro convidado a rezar a Oração para a Canonização do Padre Formigão. No primeiro uma fatimense, Dulce Frazão.

Este primeiro episódio está disponível AQUI

Os seguintes cinco serão divulgados entre os meses de janeiro a abril de 2023. A série é uma produção da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, com guião e apresentação de LeopolDina Reis Simões e imagem e edição de Humberto Magro.

O Espaço Padre Formigão abriu ao público no dia da transladação dos restos mortais do sacerdote do Cemitério de Fátima para o Mausoléu integrado no espaço museológico, a 28 de janeiro de 2017, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, sob a presidência de D. António Marto, então bispo de Leiria-Fátima.

O Espaço Padre Formigão – Casa do Apóstolo de Fátima está aberto ao público com entradas livres na Cova Da Iria/Fátima.

Recentemente foram também disponibilizadas no canal do youtube da Congregação imagens gravadas do Mausoléu do Padre Manuel Nunes Formigão, no Espaço Padre Formigão, para que o lugar possa ser visitado também on line.

Leopoldina Reis Simões