Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa | Diocese Bragança-Miranda
1. O Conselho começou por saudar a presença de D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, como novo membro do Conselho Permanente, e agradeceu a dedicada e competente participação de D. Manuel Clemente no Conselho, bem como em toda a atividade da CEP.
O Conselho saudou ainda a nomeação de D. Américo Aguiar como Cardeal e agradeceu o papel dinâmico que teve na coordenação da Fundação JMJ Lisboa 2023 e em toda a organização deste evento que certamente marca a Igreja e Portugal.
2. Dos vários agradecimentos pela excelente realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, o Conselho acolheu com gratidão a carta que o Papa Francisco dirigiu ao Presidente da CEP:
“Venho por este meio renovar o meu agradecimento por todo o trabalho que tiveram para preparar e conduzir a bom porto a 37.ª Jornada Mundial da Juventude, congratulando-me pela primorosa organização demonstrada em todos e cada um dos atos de que a mesma se compôs. Gostei de tudo o que vi e ouvi, feliz nomeadamente com tantos belos exemplos que encontrei de dedicação pastoral às pessoas. D. José, por favor, quando tiver oportunidade dê parte – aos membros da Conferência Episcopal Portuguesa e aos colaboradores e sacerdotes, consagrados, consagradas e fiéis-leigos mais diretamente envolvidos – da minha gratidão que se faz oração a Nossa Senhora para que a todos ouça nas suas súplicas e com o seu manto os proteja. Reconhecido pelo carinhoso acolhimento que me reservaram, asseguro a minha oração pela Igreja de Portugal para que continue, com perseverança e coragem, a anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo vivo entre nós”.
3. Para fazer o ponto da situação sobre as atividades do Grupo VITA (Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal), de 22 de maio a 10 de setembro, estiveram no Conselho a Dr.ª Rute Agulhas e a Dr.ª Alexandra Anciães.
4. O Conselho começou a preparar a agenda da próxima Assembleia Plenária, que vai decorrer em Fátima de 13 a 16 de novembro, que terá como temas principais a avaliação e o seguimento da JMJ Lisboa 2023, bem como o processo sinodal em curso na Igreja. A agenda definitiva será divulgada após a reunião do Conselho em outubro.
5. O Conselho aprovou as seguintes nomeações para o triénio 2023-2026: Padre Daniel João de Brito Nascimento (Diocese de Setúbal) como Assistente Nacional do CNE (Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português); Nuno Sobral Camelo (Arquidiocese de Évora) como Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; Padre Filipe José Miranda Diniz (Diocese de Coimbra) como Assistente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo emérito de Évora, como Assistente Eclesiástico da CNAL (Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos).
O Conselho homologou ainda a constituição da Equipa Nacional da Comunidade Cristã de Portugal (CVX-P).
6. A próxima reunião do Conselho será a 10 de outubro por zoom, dado que o Presidente e o Vice-Presidente da CEP se encontrarão em Roma a participar na XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.