Cáritas debate intervenção em emergência | Diocese Bragança-Miranda
O «contributo dos sistemas de proteção civil e do setor social na intervenção em emergência» é o tema do IV Fórum do Grupo de Emergências e Catástrofes da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.
Vai ter lugar no dia 18 de março, às 14h00, no auditório Paulo Quintela, em Bragança.
De acordo com o programa, a sessão de abertura está prevista para as 14h30. O primeiro painel, às 15h00, começa com uma comunicação sobre «o mecanismo europeu de proteção civil». Segue-se «a realidade da intervenção ao nível municipal» pelo Eng. Pedro Fragueiro, do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Lamego, e «o contributo da inovação tecnológica no sistema de apoio à decisão» pelo comandante Carlos Martins, dos Bombeiros Voluntários de Bragança.
O segundo painel, a partir das 16h30, conta com uma comunicação sobre «a importância da comunicação e das ações de sensibilização na comunidade» pelo Eng. Alexandre Chaves, do SMPC de Bragança. Às 16h50, a Presidente da União das IPSS do distrito de Bragança, Paula Pimentel, aborda o «contributo do setor social para o Sistema Integrado de Operação de Proteção e Socorro».
O Padre José Bento Soares, presidente da Cáritas da Diocese de Bragança-Miranda, encerra os trabalhos com uma intervenção centrada no papel interventivo das Cáritas diocesanas em situações de emergência.
O IV Fórum é de participação livre e insere-se na Semana Nacional Cáritas.