Alfândega da Fé: Unidade Pastoral reflete sobre o luto | Diocese Bragança-Miranda

No próximo domingo, dia 18 de julho, memória de São Bartolomeu dos Mártires, a Unidade Pastoral do concelho de Alfândega da Fé, na Diocese de Bragança-Miranda, promove o seminário «Esperança num mundo que (des)espera: o luto e o processo de luto à luz da Fé». Será no Centro Cultural Mestre José Rodrigues e a entrada, ainda que livre, será com regras higieno-sanitárias.

De acordo com o Padre Manuel Ribeiro, este seminário pretende «incendiar nos corações da comunidade uma consciência colectiva que permita uma resposta real, concreta e articulada, àqueles que vivem o luto e o processo de luto. Numa pastoral de proximidade que quer olhar atentamente para os mais frágeis – tantas vezes sós nos mais variados dramas existenciais, sem que ninguém os olhe com dignidade – o seminário quer contribuir positivamente às questões existenciais de todos quanto buscam um propósito e um sentido para as suas vidas», frisa o sacerdote.

O programa prevê intervenções de D. José Cordeiro, bispo da Diocese; do Professor Doutor José Carvalho, teólogo; do Dr. Fernando Seara, advogado; e da Dr.ª Liseta Gomes, médica.

A seguir ao seminário, D. José Cordeiro presidirá à Eucaristia solene, na igreja matriz de Alfândega, na qual vai benzer uma imagem do santo arcebispo.