D. Nuno Almeida inicia Visita Pastoral ao concelho de Mirandela | Diocese Bragança-Miranda
D. Nuno Almeida inicia Visita Pastoral ao concelho de Mirandela
No próximo dia 18 de abril, sábado, D. Nuno Almeida inicia a Visita Pastoral ao concelho de Mirandela, nomeadamente às paróquias confiadas ao Padre Tiago Ricardo Fernandes Alves.
O programa deste primeiro dia prevê, ao início da tarde, um encontro com catequistas e catequizandos. Às 16h00 terá lugar uma eucaristia na aldeia do Franco e, às 18h00, a celebração eucarística decorrerá em Vila Boa. Às 20h00 realizar-se-á um jantar, seguido de uma reunião de trabalho com os presidentes de Junta de Freguesia e o executivo da Câmara Municipal, em Bronceda.
A manhã de domingo começará com uma eucaristia em Cobro, às 09h00. De seguida, o Prelado visitará a comunidade de Fonte da Urze (Santa Luzia). Após o almoço, deslocar-se-á a Bronceda (14h30) e presidirá às eucaristias nas comunidades de Passos (15h30) e Lamas de Orelhão (17h00).
No dia 26, Domingo do Bom Pastor, D. Nuno presidirá a várias celebrações. Começará a manhã em São Pedro Vale Conde (09h00), seguindo para Valverde da Gestosa (10h30) e Marmelos (11h30). À tarde, às 15h00, será recebido em Avidagos, Palorca, Carvalhal, Barcel (18h00) e Longra.
O primeiro domingo de maio (dia 3) será repartido entre a sede da Zona Pastoral e as paróquias de Navalho e Pereira. Às 10h15, D. Nuno Almeida presidirá à eucaristia e à Procissão das Cruzes, na igreja de São Bento, em Mirandela. Almoçará com os participantes na Visita Pascal e com os membros dos Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos (CPAE). Às 15h00, presidirá à eucaristia em Navalho e, às 16h00, na aldeia eucarística de Pereira, presidirá à celebração onde serão instituídos Ministros da Palavra e Ministros Extraordinários da Comunhão. Seguir-se-á uma visita, em procissão, com oração mariana, ao túmulo das irmãs fundadoras da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, bem como um encontro na instituição social Casa do Menino Jesus.
Formação para todos os agentes pastorais
Aproveitando a presença, na Diocese, de um grupo itinerante de três frades capuchinhos, as visitas pastorais de D. Nuno Almeida continuam a ser precedidas por um Curso Bíblico. Este decorrerá entre os dias 13 e 16 de abril, às 21h00, na aldeia de Pereira.
No dia 17, também às 21h00, o Padre Alexandre Sá, da Arquidiocese de Braga, orientará uma formação para os membros dos CPAE e das Comissões Fabriqueiras. A sessão terá lugar no auditório da Casa Salesiana de Mirandela.
No dia 30, às 20h30, realizar-se-á uma formação litúrgica destinada a todos os agentes pastorais. Será orientada pelo Padre Carlos Alberto, da Diocese de Viana do Castelo, e decorrerá igualmente no auditório salesiano.





