Pastoral Juvenil Vocacional Diocesana “50 anos depois…” | Diocese Bragança-Miranda

 

 

No dia 7 de junho de 2025, reuniu em Bragança o Grupo de Animação Vocacional (GAV), cinquenta anos depois de ter começado uma jovem, decidida e maravilhosa, aventura de apostolado, evangelização e missão, na Pastoral Juvenil Diocesana.

Fez caminho com estes jovens e suas famílias o Reverendo Monsenhor Adelino Paes . cuidando do crescimento pessoal, social e espiritual de cada um e proporcionando-lhes experiencias profundas e reveladoras do Amor de Deus, que chama e convida a ser semelhante a Jesus Cristo  e a viver a Seu modo.

Este grupo de jovens aprendeu com o Padre Adelino Paes, a ser luz e esperança de uma Igreja em caminho, centrada na alegria do Evangelho, que mostra Cristo Vivo e envolve nos Seu infinito Amor

Agradecemos este dia de reencontro “50 anos depois”, vivido com intensidade, recordações, emoções, sorrisos, lágrimas, louvores, alegria e festa… gestos significativos de uma grande e perfeita amizade, nascida em Bragança e acrescentada em cada encontro, em cada celebração comunitária, em cada ligação com outros jovens e suas famílias, nas diversas, mas especiais, realidades Diocesanas.

Passados estes anos, voltaram a Bragança, homens e mulheres,  comprometidos com o mundo e com a vida, marcados certamente por conflitos, sofrimentos, tristezas, dores, desilusões, mas também alegrias, sucessos, esperanças, triunfos e glórias…apostados incondicionalmente em viver Cristo nas suas famílias, realidades sociais e profissionais e em continuar a  manter fecunda a memória do passado ,vivendo corajosamente o presente e enfrentando o futuro, como cidadãos gratos ao mundo, à vida e àqueles que fizeram década um,  gente de bem e  contribuintes ativos  do bem comum.

Gratidão imensa ao Monsenhor Adelino Paes, pela beleza da “obra” que em cada um começou e continua a acarinhar.

Gratidão à Fundação Betânia, pela excelência do acolhimento deste grupo e a disponibilidade e abertura para futuros encontros.

Gratidão ao Seminário Diocesano de S. José, pela preparação do almoço e pela atenção cuidada que a todos dedicou, como se o tempo não tivesse passado e todos fossem ainda jovens, que ali aprenderam a ser gente de bem.

Gratidão ao Centro Interpretativo da Cultura Sefardita em Bragança, que possibilitou uma visita emocionada, ao espaço que serviu de sede de trabalho de toda a Pastoral Juvenil Vocacional Diocesana e onde o grupo GAV aprendeu a ser Igreja viva e atuante, semeadora de esperança e alegria e abundante em felicidade, pela virtude do Espírito Santo.

No próximo ano, 2026, reuniremos no dia 6 de junho, algures noutro lugar da Diocese, onde o Coração de Deus nos levará de novo.

Pelo grupo “GAV 50 anos depois”

Élia Cordeiro