Mensagem de Natal de D. José Cordeiro 2021 | Diocese Bragança-Miranda

Mensagem Natal 2021

Graça e Paz!

Diante do presépio podemos dizer que a fé nasce do amor, ou melhor, da capacidade de um olhar novo que nasce por sermos muito amados e perdoados em Deus. Tudo canta e grita de alegria: «glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade» (Lc 2, 14).  Com Maria e José tocamos o Essencial numa Igreja sinodal e samaritana, como demanda o poeta A. Silesius: «Homem, sê essencial».

O Natal é um mistério de pobreza, simplicidade e esperança. Por isso, não é difícil de compreender para quem tem um coração que vê.

Uma vida sem gratidão é uma vida triste, que ignora a beleza do dom. A nós foi-nos dada a graça de dizer obrigado, de voltar a descobrir a alegria do Evangelho, que torna a vida mais leve com gestos de proximidade, compaixão e ternura para ultrapassar as tensões mais duras e abrir as portas da cultura do encontro e da fraternidade universal.

Como dizia o Grande Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires: «o sol que nasceu ... veio aquentar a frieza do nosso coração». Jesus, fazendo-se um de nós, ama-nos com um coração de carne!

Um santo Natal!

+ José Cordeiro

Arcebispo eleito de Braga

e Administrador Diocesano de Bragança-Miranda

------------------------------

Mensaige de Natal 2021

Grácia i Paç!

Delantre de l presépio podemos dezir que la fé nace de l amor, ó melhor, de la capacidade dun mirar nuobo que nace por sermos mui amados i pardonados an Dius. Todo canta i grita d'alegrie: «glória a Dius nas alturas i paç na tierra antre ls homes de buona buntade» (Lc 2, 14).  Cun Marie i Jesé tocamos l Eissencial nua Eigreija sinodal i samaritana, cumo pide l poeta A. Silesius: «Home, sé eissencial».

L Natal ye un mistério de pobreza, simplicidade i spráncia. Por isso, nun ye defícel de cumprender para quien ten un coraçon que bei.

Ua bida sien gratidon ye ua bida triste, que çconhece la beleza de l don. A nós fui-mos dada la grácia de dezir oubrigado, de tornar a çcubrir l'alegrie de l Eibangelho, que torna la bida mais lebe cun géstios de prossimidade, cumpaixon i ternura para ultrapassar las tensones mais duras i abrir las puortas de la cultura de l ancontro i de la fraternidade ounibersal.

Cumo dezie l Grande Arcebispo San Bartolomeu de ls Márteres: «l sol que naciu ... bieno acalcer la frieza de l nuosso coraçon». Jasus, fazéndo-se un de nós, ama-mos cun un coraçon de chicha!

Un santo Natal!

+ José Cordeiro

Arcebispo eileito de Braga

i Admenistrador Diocesano de Bregáncia-Miranda

---------------------------

Agradecimentos

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda agradece aos Estúdios de Vídeo Cave e a Vera Macedo (tradutora).

Ficheiros: