Lectio Divina Quaresmal 2021 | Diocese Bragança-Miranda

Com a chegada do tempo litúrgico da Quaresma, a Diocese de Bragança-Miranda retoma a “Lectio Divina” semanal, catequese orante da palavra presidida por D. José Cordeiro. Este ano, devido à pandemia, será transmitida através dos meios digitais.

Dinamizadas pelos jovens dos 4 arciprestados da Diocese (Bragança, Miranda, Mirandela e Moncorvo), as diferentes catequeses terão lugar às sextas-feiras à noite, pelas 21h00.

A primeira "Lectio Divina" será já no dia 19 de fevereiro, e terá como tema «Jovem, Eu te digo, levanta-te (cf. Lc 7, 11-17)». Terá como dinamizadores os jovens do arciprestado de Bragança, nomeadamente do: Corpo Nacional de Escutas, da Juventude Eucarística Franciscana, do Movimento Eucarístico Juvenil, do Instituto Politécnico de Bragança, dos Convívios Fraternos, da plataforma “Jovens sem Sofá”, da catequese, dos docentes de EMRC, do Lar de S. Francisco, da Fundação Casa de Trabalho e do Seminário de S. José.

Uma semana depois, a 26 de fevereiro, os jovens do arciprestado de Mirandela (acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, Jovens MIC e Catequese da Torre) irão centrar-se no tema «um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos (cf. Ef 4, 1-6)».

A 5 de março será a vez dos jovens do arciprestado de Miranda. «Como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (cf. Ef 5, 25-33)» é o tema da catequese.

A 12 de março, a “Lectio Divina” estará a cargo dos jovens de Vila Flor. «Fiéis à doutrina dos Apóstolos, à participação na fracção do pão e nas orações... louvando a Deus e sendo bem vistos pelo povo» (At 2, 41-47) » será a reflexão da noite.

No dia da Solenidade de S. José (Dia do Pai) e 8.º aniversário da solene inauguração do Pontificado do Papa Francisco, a celebração assentará no tema «ide, pois, ensinai todas as gentes» (Mt 28, 16-20)», e será da responsabilidade dos jovens do arciprestado de Moncorvo, nomeadamente: Jovens INVOX e movimento da Mensagem de Fátima.

Os jovens de Vimioso encerram a edição deste ano, a 26 de março, com uma vibrante interpretação da frase bíblica «Pedi ao senhor da messe, que mande operários para a sua messe (Mt 9, 35-38)».

A “Lectio Divina” é coordenada pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV). Oportunamente, o SDPJV divulgará o meio digital privilegiado para que todos possam assistir e participar.