Altar-mor da Igreja de Fornos foi recuperado | Diocese Bragança-Miranda

Técnicos do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda concluíram uma intervenção no altar-mor da igreja matriz de Fornos, Freixo de Espada à Cinta.

Segundo Lília Pereira da Silva, coordenadora do centro, o trabalho incidiu num altar barroco datável do século XVIII que se encontrava “em muito mau estado de conservação”. 

“No caso específico do altar-mor da igreja matriz de Fornos, a obra demorou cerca de quatro meses, com cinco técnicos e teve um custo total de 28 mil euros”, indicou a técnica.

Segundo os técnicos de restauro, o retábulo já tinha sofrido intervenções anteriores, através da técnica de “repolicromia e envernizamento com goma laca, este último material escurece com o tempo, o que fazia com que a beleza da obra estivesse comprometida". 

“O altar apresentava, ainda, vários problemas ao nível do suporte e da policromia com bastantes destacamentos. No suporte foi necessário desinfestar e reforçar a estrutura, substituir algumas madeiras e colmatar lacunas”, explicou.

Tratou-se de uma intervenção "muito morosa e esteve rodeada de especificações técnicas que muitas vezes não são fáceis de fazer entender, mas o mais importante é que em qualquer intervenção feita pelo Centro garantimos qualidade, saber técnico e respeito integral pela peça original”, concluiu Lília Pereira da Silva.

Texto e fotografias: Mensageiro de Bragança.