Retiro dos Consagrados no Mosteiro Trapista | Diocese Bragança-Miranda
O mosteiro trapista de Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Palaçoulo, acolheu o Retiro dos consagrados da diocese, promovido pela CIRP Regional de Bragança-Miranda, no passado dia 29 de abril.
Um dia primaveril cheio de significado, dada a envolvência das “24h para o Senhor” e a véspera do Jubileu dos Missionários da Misericórdia. O encontro reuniu 30 consagrados da diocese, representantes de todas as congregações religiosas, além das irmãs do Mosteiro Trapista.
Após um tempo de acolhimento na hospedaria do Mosteiro, a Ir. Giusi, das Irmãs Trapistas, orientou um tempo de reflexão sobre a quaresma e a esperança, sublinhando a vida nova que nos é dada pela esperança, a força performativa do Evangelho e o verdadeiro dinamismo do jejum, segundo S. Bernardo. Seguiu-se um tempo de meditação pessoal e adoração eucarística na capela da hospedaria.
Às 12h tivemos a eucaristia na Igreja do Mosteiro, presidida pelo Sr Pe. Eduardo Novo, presidente da CIRP Regional. Todo o espaço envolvente e a intensidade do silêncio nos convidou à contemplação e à oração.
Após o almoço houve um especial momento de confraternização com as irmãs do mosteiro, na sala de encontros, para partilha dos carismas e das várias vivências da vida consagrada. Um encontro na beleza e na simplicidade que tanto reforça a vocação consagrada como dom.
O encontro terminou com a oração de “noa” na capela do Mosteiro.
Seguindo o Plano Pastoral da CIRP Regional para este ano, os consagrados têm já o próximo encontro marcado para o dia 11 de outubro, com a peregrinação/passeio a Ávila!
CIRP Bragança-Miranda