Jornada Diocesana da Juventude | Jovens de Vila Flor já preparam o acolhimento | Diocese Bragança-Miranda

No passado dia 15 de outubro, o SDPJV reuniu com os animadores da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Assunção para preparar a Jornada Diocesana da Juventude que vai acontecer nos dias 24 e 25 de novembro em Vila Flor.

Esperam-se dois dias de festa, encontro, oração, peregrinação, missão e algumas surpresas.

A equipa de trabalho (jovens, sacerdotes, consagrados e animadores da UP), em conjunto com o Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese e o Município de Vila Flor, estão em verdadeiro espírito sinodal para potenciar as linhas de força desta proposta:

- ser uma ocasião propícia para programar e realizar com criatividade iniciativas das quais emerja que a Igreja considera a própria missão com os jovens «uma prioridade pastoral decisiva na qual deve investir tempo, energias e recursos».

- uma etapa importante na vida de cada Igreja particular, um momento privilegiado de encontro com os jovens, um instrumento de evangelização do seu mundo e de diálogo com os mesmos.

(cf. Orientações pastorais para a celebraçãoda Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares, 22 de abril de 2021, DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS, A FAMÍLIA E A VIDA)

O tema escolhido pelo Papa Francisco para este ano é: Alegres na Esperança (cf Rom 12,12).

«As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo»: destacava em 1965 a constituição pastoral Gaudium et spes. Nos tempos difíceis atuais, a Igreja deseja, como então, reacender a esperança no mundo e, para o conseguir, confia de maneira particular nos jovens, protagonistas da história e «missionários da alegria». Na exortação apostólica pós-sinodal Christus vivit, o Papa Francisco indicava Cristo como «a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo» (n. 1). Com este mote o Papa Francisco convida os jovens a aprofundar o significado da esperança cristã e a testemunhar alegremente que Cristo está vivo.

Entretanto, já no dia 22 de outubro, festa de S. João Paulo II (criador das JMJ), inicia a peregrinação da Cruz Diocesana “Eu aposto na vida” pelas comunidades da Unidade Pastoral que vai acolher a JDJ, dinamizada pelos jovens e animadores da Unidade Pastoral.

Em breve será divulgado o cartaz e o programa pormenorizado deste que será o grande encontro de jovens da nossa diocese.