«Escutismo e Açúcar: uma estória bem docinha» | Opinião de Miguel Salgado | Diocese Bragança-Miranda
Serás tu um periglicófilo? Passo a explicar: se tens por hábito recolher os pacotes de açúcar que inteligentemente não gastas quando vais ao café, estás em verdadeiro risco de te transformar num. Na verdade, quem resiste a um cafezinho e a dois dedos de conversa? É que este hábito, bem português, depressa se tornou um veículo comunicacional. Começando pela publicidade em causa própria, às marcas de café, depressa passou para temas mais abrangentes, gerando uma infinidade de coleções, entre outros temas, de educação para a saúde, de divulgação científica, de divulgação patrimonial, de promoção de eventos, de conselhos de segurança, de causas sociais e, sim, também de escutismo!
Mas, antes disso, uma informação para mais tarde recordar: a periglicofilia, que neologismo! [1], é o coleccionismo de pacotes de açúcar, que resulta de perí (do grego, “ao redor”) + glico (do grego, “doce”) + filia (do Grego, “amigo”). A periglicofilia é um colecionismo muito simples de começar, com os pacotes de açúcar à disposição de todos de um modo fácil e pouco dispendioso. E para quem tiver mais interesse, há um clube em Portugal, o CLUPAC, que organiza o encontro PORTSUGAR desde 2001, mas também há diversas comunidades online e encontros em Portugal e muitos outros países. E as marcas disponíveis no mercado continuam a primar por ter coleções temáticas a circular.
Para tua informação, fica sabendo que a maioria dos periglicófilos esvazia os pacotes de açúcar para os guardar na sua coleção, cortando de forma cuidada e minimalista o pacote numa das pontas, de forma a não estragar o invólucro. É uma forma de preservar os pacotes sem a preocupação de, por vezes, ele amarelecer ao fim de alguns anos devido ao açúcar no interior. E a quantidade de açúcar também tem acompanhado os sinais dos tempos nos cuidados de saúde. Nos últimos 20 anos desceu de 7/8 gramas por pacote para os actuais 4 gramas na generalidade dos pacotes. Há, no entanto, quem os preserve cheios. De uma forma ou de outra é verdadeiramente um trabalho de formiguinha!
Mas então o escutismo também se adoçou com os pacotinhos de açúcar? Pois no nosso centenário, em 2023, lá os tivemos a circular, homenageando os 3 dígitos da nossa idade! Uma coleção muito singela, com apenas 2 pacotes, mas que deu a conhecer ao grande público a insígnia do centenário e o lema “Há 100 anos a construir o amanhã!”. [2] Diz-se que ainda os há disponíveis em vários estabelecimentos. Presta atenção!
Mas as emissões não se limitaram ao nível nacional! O Agrupamento 76 – Moita lançou um pacote nos seus 60 anos! [2] E o que dizer do Agrupamento 1350 – São Lourenço de Alvelos que lançou em 2018 uma coleção com 3 séries?! Arriscamos a dizer que são verdadeiros aficionados! Que periglicófilos nos saíram! Bravo! [3]
Mas também as regiões o fizeram. Em 2011, aquando dos seus 75 anos, a região de Évora lançou uma coleção de 7 pacotes dedicados às, na altura, 7 maravilhas do método escutista! E até séries privadas, do Clube Português de Colecionadores de Objetos Escutistas (CPCOE) como duas de 2006: uma dedicada à vara escutista e outra dedicada à Lei do Escuta! [4]
Alargando o nosso raio de ação, subimos um pouco no tempo, agora a 2013, ano em que os nossos irmãos da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) comemoraram o seu centenário. E em grande, com uma coleção de 15 pacotes! Os pacotes continham a imagem comemorativa, os 10 artigos da Lei do Escoteiro e algumas frases que espelham a importância do trabalho educativo do Escotismo. [5]
E, como não lembrar a publicidade dada ao 28º encontro mundial de colecionadores escutistas que decorreu em Fátima em 2009? Foi apenas um singelo pacote que circulou nas mãos de muita gente e adoçou a boca a muitos outros.
Não cabe aqui tanto falar de pacotes dedicados ao tema escutismo noutros países mas o sítio especializado em todo o tipo de coleções, Colnect [6] regista, numa pesquisa muito rápida, 3 pacotes de açúcar dos escuteiros holandeses, De Nederlandse Padvinders, provavelmente emitidos em 1960, celebrando os 50 anos do escutismo no país. E ainda podemos encontrar 4 pacotes italianos dedicados ao centenário do escutismo mundial. Guapíssimos! Aqui, o segredo é mesmo tentar pesquisar pela palavra “escutismo” em diferentes línguas.
Espero que esteja aberto o apetite para este colecionismo tão peculiar, ainda por cima numa época tão doce como a natalícia! E se tens conhecimento de outras séries não listadas aqui, aguardamos as tuas notas! Agora é começar a colecionar, seus periglicófilos!
Miguel Salgado
Chefe no Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, em Bragança, secretário da Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado e docente no Instituto Politécnico da Guarda.
[2] Coleção particular, Bruno Luís Rodrigues
[3] http://cruzalvura.blogspot.com/2018/06/novidades-v.html
[4] http://www.pacotada.com/images/embaladoras/sugapack/pdfs_series/2006_05_SP.2006.03.pdf e http://www.pacotada.com/images/embaladoras/sugapack/pdfs_series/2006_05_SP.2006.04.pdf e www.cpcoe.org