Dia do Consagrado em Mogadouro | Diocese Bragança-Miranda
A comunidade de Mogadouro, da Unidade Pastoral de Nossa Senhora do Caminho, acolheu a celebração do Dia do Consagrado neste domingo, dia 4 de fevereiro.
Com o tema “Semeadores da alegria e da esperança”, o encontro contou com a presença de cerca de 30 consagrados de 6 das 8 congregações presentes na diocese.
A eucaristia dominical, na Igreja Matriz de Mogadouro, foi presidida pelo Bispo da Diocese, D. Nuno Almeida, e teve a presença dos sacerdotes da Unidade Pastoral, assim como do delegado da Diocese para a Vida Consagrada.
Na procissão de entrada, os religiosos seguraram em mãos uma vela acesa, símbolo da adesão incondicional a Cristo, Luz do mundo. Já no momento de ação de graças houve a declamação de um jogral vocacional e a consagração dos religiosos presentes, ao Deus da Vocação.
D. Nuno Almeida propôs nesta eucaristia 7 caminhos para a evangelização: pela proclamação corajosa da Palavra, pelo chamamento para a celebração do Domingo, pela partilha da nossa fé, pela irradiação através do testemunho, por contágio como um sorriso que gera outro sorriso, por fermentação discreta e oculta e através do areópago das novas tecnologias. E sublinhou ainda que “como consagrados não nos pertencemos. O Senhor pede que nos doemos inteiros. Consagrar-se é uma doação total. Que estejamos inteiros onde a Sua vontade nos coloca.”
No final da homilia alertou: “Deixo o apelo aos consagrados da nossa diocese: ACOMPANHAR O MAIS POSSIVEL OS NOSSOS JOVENS. Percorramos as vias de uma pastoral sinodal e vocacional. Tudo fazer para que as crianças e os jovens cruzem o seu olhar com o de Cristo, para que escutem a voz de Cristo, para juntos seguirmos o Seu caminho.”
Após a celebração eucarística, decorreu um almoço convívio, na cantina, com a partilha dos vários farnéis.
No plano proposto pela CIRP Regional, estão contemplados mais tempos de partilha entre os vários consagrados ao longo do ano: retiro dos consagrados em abril, passeio a Ávila em Setembro e encontro de formação em dezembro.
Pe. Eduardo Novo, MIC
e Ir. Conceição Borges, SFRJS