D. Nuno Almeida visita a maior Unidade Pastoral da Diocese | Diocese Bragança-Miranda
No próximo dia 25 de abril, feriado e festa litúrgica de São Marcos, D. Nuno Almeida vai subir ao Santuário da Senhora da Serra, em Rebordãos (Bragança), para se encontrar com os jovens da Diocese.
O momento servirá também para assinalar o recomeço da Visita Pastoral às 68 comunidades da Unidade Pastoral de São Bento, a mais extensa da Diocese. Recorde-se que D. Nuno Almeida já visitou, nos dias 6 e 7, as populações de Vale da Abelheira, Negreda, São Cibrão e Teixedo.
O programa desta Peregrinação à Senhora da Senhora prevê um encontro (cruzamento das cruzes) seguido de uma caminhada com a réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude até ao Santuário. O ponto alto será a eucaristia, às 12h00. A tarde será preenchida com momentos de descoberta, de oração mariana e de zumba católico.
No dia 26, D. Nuno visita as comunidades de Conlelas, Castrelos, Alimonde (unção dos doentes) e Carrazedo.
Na tarde de sábado, o Prelado desloca-se a Mós de Celas (Lectio Divina), Celas, Refoios, Martim e Zoio.
O domingo é preenchido com celebrações eucarísticas na Capela de Santo Amaro (Alimonde) e no Santuário da Senhora da Cabeça, em Nogueira.
Na terça-feira, dia 30, preside a várias celebrações nas aldeias de Castanheira, Gostei, Formil, Fontes Barrosas e Grandais, nomeadamente uma hora intermédia, uma eucaristia, uma lectio divina, uma adoração ao santíssimo sacramento e as vésperas, respectivamente.
O primeiro dia de maio está reservado para Gostei e Castro de Avelãs. Seguem-se, no dia seguinte, celebrações em Terroso, Cova de Lua (terço), Vilarinho, Portela (Via Lucis), Oleiros e Gondesende (eucaristia).
Na sexta-feira, 3, D. Nuno Almeida começa a manhã em Soutelo e Carragosa. À tarde desloca-se às aldeias de Meixedo, Oleirinhos e Rabal (eucaristia).
No dia 6, o Prelado dedica-se aos fiéis da Aveleda, Varge, Vale de Lamas e Baçal (eucaristia e visita ao Centro Social Paroquial), e no dia seguinte prossegue para Paço e Viduedo.
A quarta-feira, 8, é dedicada a 7 comunidades: Vila Nova (visita ao cemitério), Lagomar, Sabariz, Santa Comba de Rossas (unção dos doentes e visita à escola), Lanção (Oração a S. Miguel), Pinela (eucaristia) e Valverde.
A manhã do dia 9 começa bem cedo com a Hora Intermédia em Vale de Nogueira, depois Moredo e eucaristia em Salsas. A tarde será dedicada a Fermentãos e Freixeda (oração do terço).
Sendas, Vila Franca, Veigas, Bragada e Quintela recebem D. Nuno no dia 10. No sábado, 11, a visita do bispo da Diocese será intensa. Estão previstas 8 visitas com celebrações, em Montesinho (bênção dos campos), Portelo (oração nas minas), França (unção dos doentes), Sacoias (eucaristia), Santuário de Santa Ana (eucaristia), Espinhosela (eucaristia), Sarzeda e Rebordãos (eucaristia).
No domingo, D. Nuno vai a Donai e Sortes, ao Santuário do Divino Senhor dos Chãos, a Arufe, Pereiros e Rebordainhos (eucaristia).
No dia 15 preside a uma eucaristia e à bênção da zona industrial de Mós. Visita algumas unidades fabris e instituições particulares de solidariedade social.
A Unidade Pastoral de São Bento é composta por 26 paróquias com 42 anexas, e corresponde ao território dos concelhos de Bragança e de Vinhais. Tem como Pároco, o Padre Jorge Miguel Afonso Pinto, e como vigários paroquiais, os Padres Rogério D’Assunção Dovala Chitapa (Angola), José Belmiro Lino Rodrigues e Emiliano Dantas Soares (Brasil). São auxiliados pelos Diáconos Permanentes Emílio António Raposo Falcão, Fernando Manuel Cordeiro, Joaquim Eduardo Rodrigues Queirós, José Fernandes, bem como pela congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e por dois ministros da palavra.
A história repete-se
Em 1939, o então bispo da Diocese, D. Abílio Vaz das Neves, visitou várias freguesias do arciprestado de Bragança, e em maio de 1940, o Prelado deslocou-se ao arciprestado de Rebordãos.
De acordo com o jornal “Mensageiro de Bragança”, as suas visitas eram precedidas por «três missionários Redentoristas, Senhores Padres Martinho, Virgílio e Vitor que vão de freguesia em freguesia a preparar os fiéis para a visita».
Além do contato próximo com as pessoas, o quinzenário católico regionalista dava conta de que o Prelado administrava o sacramento do crisma a dezenas de fiéis, e aproveitava as suas visitas para conhecer um pouco da história e da arte dos templos religiosos. Em Moredo, por exemplo, «admirou a Capela que foi de um Convento de Dominicanos e que guarda os restos mortais de Frei Sebastião que morreu com odores de santidade». Em Nogueira, na presença da comunidade e do Governador Civil, benzeu solenemente o Crucifixo Escolar.
Em 2012 e 2013, D. José Cordeiro visitou estas paróquias. Atualmente, aproveitando a presença, na Diocese, de um grupo itinerante de 3 frades Capuchinhos, as visitas pastorais de D. Nuno Almeida são precedidas de um Curso Bíblico em cada comunidade. Nesta Unidade Pastoral estão previstos três, em datas e locais a divulgar pelo Pároco.
Fotografia: Unidade Pastoral São Bento.