Sunset “Fados com Maria” | Diocese Bragança-Miranda

A praia da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros) vai acolher o primeiro Sunset “Fados com Maria”.  Será no próximo dia 14 de agosto, às 19h00. A organização está a cargo da Unidade Pastoral de Santo António.

«Há muito que a Unidade Pastoral tem vindo a refletir sobre a necessidade de potenciar o Azibo como lugar de bem-estar e de promoção integral da pessoa humana. Nesse mesmo sentido, propomos um “Sunset” diferente e diferenciador», adianta o Pe. Manuel Ribeiro, principal rosto da organização.

Pegando no conceito tão largamente difundido na sociedade civil «queremos que, com a música litúrgico-sacra e particularmente com o Fado, cativar a comunidade crente, os cidadãos e os veraneantes deste território, ajudando à promoção efetiva da espiritualidade como parte integrante da vida humana. Por outras palavras, não há férias sem Deus, mas férias com Deus. E o Azibo é também lugar de evangelização», frisa o jovem sacerdote.

O programa prevê uma Procissão com Nossa Senhora de Fátima desde a igreja matriz de Santa Combinha até ao Cais de Santa Combinha, onde a imagem será transportada de barco até à Praia da Fraga da Pegada. Aí os participantes aguardarão a chegada de Nossa Senhora com cânticos de júbilo e de louvor marianos.

À chegada da imagem, dar-se-á início à tarde de fados. Segue-se uma moldura humana, na qual cada participante (munido de uma vela) é convidado a formar um coração gigante.

Na despedida de Nossa Senhora, as crianças lançarão balões led e os restantes farão o adeus com lenços brancos. Com a ajuda de alguns músicos da Banda 25 de Março de Lamas, serão entoados cânticos de louvor a Nossa Senhora e recita-se o rosário.

No final, a organização oferece um refresco e um doce a todos os presentes.

A iniciativa tem o apoio das forças vivas do concelho de Macedo de Cavaleiros e da Diocese de Bragança-Miranda.

Data:
14-Ago-2018