Simpósio “Teologia e espaço público: nos 50 anos da Faculdade de Teologia” | Diocese Bragança-Miranda

Vai realizar-se a 5 e 6 de novembro próximo um Simpósio com o objetivo de celebrar os 50 anos da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa. Terá lugar na seção dessa Faculdade no Porto.

O tema geral do Simpósio é “Teologia e espaço público: nos 50 anos da Faculdade de Teologia”. Inclui quatro conferências e dois painéis de discussão. Para as primeiras, conta-se com a presença de figuras de diferentes países. Assim, temos o Professor Julio Luis Martínez Martínez, Reitor da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid), que falará sobre “A pertinência pública do discurso teológico hoje”. Temos a Professora Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que falará sobre “Tendências teológicas na América Latina”. Temos o Professor Lieven Boeve, da Faculdade de Teologia e Estudos da Religião, da Universidade Católica de Lovaina, que falará sobre “A teologia no mundo universitário”. Temos o Professor Pierangelo Sequeri, Presidente do Instituto João Paulo II (Roma), que falará sobre “O impacto da cultura (pós)secular na transformação do discurso teológico”.

Os dois painéis do Simpósio contam com a presença de figuras das Faculdades de Teologia e de Filosofia da UCP, assim como da Igreja em Portugal. O primeiro painel será sobre “A pluralidade das teologias”. O segundo painel será sobre “Caminhos da interdisciplinaridade”.

Com este Simpósio, pretende-se refletir sobre o lugar da Teologia como discurso voltado para fora de si: por conseguinte, voltado para o conjunto da Igreja e também para a sociedade em geral. Trata-se dum tema que vem na linha daquilo que é uma grande preocupação da Teologia, enquanto ramo do saber, no mundo de hoje. Mas ele torna-se ainda mais pertinente pelo facto de a Faculdade de Teologia da UCP ser a única desse ramo que existe em Portugal.

 

Data: 
05-Nov-2019 a 06-Nov-2019
Local: 
Porto