Semana Nacional do Consagrado | Diocese Bragança-Miranda

De 26 de janeiro a 2 de fevereiro decorre a Semana Nacional do Consagrado subordinada ao tema «Consagrados para Evangelizar».

Na Diocese de Bragança-Miranda, a Semana vai ser celebrada em todas as Unidades Pastorais, mas haverá maior impacto na Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, no concelho de Vinhais.

«Sugerimos que em todas as Unidades Pastorais se assinale esta Semana do Consagrado, falando ao povo desta vocação específica dentro da Igreja, rezando pela fidelidade dos consagrados na missão e pedindo novas vocações consagradas», salienta o Pe. Basileu Pires, presidente do Secretariado regional de Bragança da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal).

De acordo com o programa, no domingo, às 11h30, os consagrados vão participar na eucaristia dominical na igreja matriz de Rebordelo e durante a semana (segunda, terça e quinta-feiras), alguns deles vão partilhar o seu testemunho com os alunos de educação moral, religiosa católica.

No dia 28, terça-feira, participam na eucaristia comunitária, às 17h00, na igreja matriz de Agrochão.

Quinta-feira, em Bragança, no Santuário da Senhora das Graças, tem lugar uma vigília de oração, às 21h00.

Já na sexta-feira, às 20h30, os consagrados reúnem-se novamente na igreja matriz de Rebordelo, em Vinhais, para uma vigília vocacional.

Sábado, 1 de janeiro, às 21h00, a igreja da Senhora da Assunção (no interior do castelo da vila de Vinhais) também acolhe uma vigília seguida de eucaristia e adoração ao santíssimo sacramento.

No Domingo da Festa da Apresentação do Senhor, e Dia do Consagrado, D. José Cordeiro preside à Eucaristia, às 11h00, na igreja da Senhora da Encarnação (antigo Seminário de Vinhais), na qual todos os consagrados são convidados a renovar os seus votos. Segue-se um almoço de confraternização e uma tarde de evangelização pelas ruas daquela vila.

Atualmente, no território da Diocese de Bragança-Miranda estão presentes: as Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus; as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado; as Irmãs de Santa Doroteias; a Ordem das Virgens Consagradas; as Irmãs de S. José de Cluny; as Franciscanas Missionárias de Maria; as Carmelitas da Antiga Observância; o Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado; a Sociedade Salesiana de S. João Bosco; os Padres Marianos da Imaculada Conceição, as Monjas Trapistas de Santa Maria, Mãe da Igreja, e as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

Data:
26-Jan-2020 a 02-Fev-2020